Latest posts

Popular posts

Suplementos Antioxidantes

Posted in: Produtos
October 28th 2021
7 Views
Liked

O que são antioxidantes?

Todos sabemos que o oxigênio é necessário para a vida, mas sabia que ele também pode produzir moléculas nocivas chamadas oxidantes?

Estes podem ser produzidos internamente pelo nosso corpo (como parte do processo de oxidação, que leva à produção de produtos químicos chamados radicais livres), bem como encontrados na atmosfera. Na verdade, os níveis aumentaram drasticamente ao longo dos anos devido à poluição, contribuindo para problemas de saúde e doenças.

Os antioxidantes são compostos naturais, encontrados em certos alimentos, que podem ajudar a neutralizar os radicais livres.

O que são radicais livres e como funcionam os antioxidantes?

Os processos pelos quais absorvemos nutrientes e energia dos alimentos são complexos. Na maior parte, com trilhões de células trabalhando sinergicamente em nossos corpos, as coisas funcionam como deveriam. No entanto, como tudo o mais, o corpo humano pode vacilar, especialmente à medida que envelhecemos.

Um processo biológico que ainda não é totalmente compreendido é a interação entre radicais livres e antioxidantes . O corpo usa oxigênio ao decompor os alimentos e criar energia para as células; A geração de oxidantes faz parte do metabolismo normal de muitos tipos de células. Este processo libera partículas de radicais livres que podem danificar o DNA e a estrutura celular.

Na verdade, os radicais livres são produzidos a partir de muitas das tensões diárias do corpo, como inflamação, doença, dieta inadequada, tabagismo e ingestão de álcool. Existem também fontes externas, que (além da poluição, já mencionada acima) incluem exercícios e luz ultravioleta.

Os radicais livres são moléculas instáveis ​​que tentam "roubar" elétrons de moléculas próximas na tentativa de se estabilizar. Isso torna essas moléculas instáveis, o que por sua vez faz com que elas busquem elétrons de outras pessoas - e assim um ciclo vicioso é criado, pelo qual mais e mais radicais livres são criados.

Acredita-se que os antioxidantes sejam capazes de reequilibrar as coisas, porque são estáveis ​​com ou sem o elétron extra. Dessa forma, eles podem interromper o ciclo causado pelos agentes livres e ajudar a prevenir danos celulares.

Alimentos ricos em antioxidantes

Os antioxidantes não são criados pelo nosso corpo, portanto, devem ser obtidos a partir da dieta em uma base regular, de alimentos ricos em antioxidantes e / ou suplementos antioxidantes .

Os antioxidantes são encontrados em abundância em alimentos integrais naturais, como plantas, frutas, grãos, leguminosas, vegetais e até mesmo alguns produtos de origem animal. Podem assumir a forma de vitaminas, minerais, enzimas , carotenóides e polifenóis, entre outros, e tendem a conter pigmentos naturais altamente coloridos, que lhes conferem um aspecto brilhante.

Por exemplo, plantas alimentícias ricas em antocianinas - um tipo de pigmento antioxidante - incluem mirtilos, framboesas, arroz preto e soja preta. Há também o vermelho intenso das cerejas e dos tomates; a laranja das cenouras; o amarelo do milho, manga e açafrão; e o azul-púrpura das amoras e uvas.

Alguns dos antioxidantes vitamínicos mais potentes da natureza incluem:

  • vitamina C , talvez a mais conhecida por estar presente nas frutas cítricas, mas também encontrada em outros alimentos como a roseira brava, groselha preta, salsa e cerejas .
  • vitamina E, encontrada em nozes e grãos inteiros (aveia, centeio e cevada, por exemplo).
  • vitamina A (incluindo seu precursor beta-caroteno), encontrada em alimentos como cenoura, fígado e óleos de peixe .

Leave a comment

Log in to post comments

TOP