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Qual é a melhor maneira de estimular seu sistema imunológico?

Posted in: Curiosidades
October 12th 2021
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O sistema imunológico

Diante dos diversos "invasores" que podem atacar os sistemas do corpo, temos duas opções: 1) tentar conquistar o organismo invasor, ou 2) fortalecer o corpo.

Na prática, normalmente empregamos uma combinação dos dois métodos, contando com medicamentos (como antibióticos, antivirais etc.). O problema é que as drogas são (por sua própria natureza) venenosas para o corpo e, portanto, embora possam livrar o corpo de qualquer infecção que esteja presente, a longo prazo podem causar mais danos do que benefícios. Por exemplo, quando usado em excesso ou confiável. E não apenas para o próprio corpo; eles podem resultar em cepas de bactérias resistentes a medicamentos.

Como diz o ditado, prevenir é sempre melhor do que remediar. O que isso significa é um incentivo para voltarmos nossa atenção para dentro, buscando fortalecer a imunidade como primeira linha de defesa.

O sistema imunológico é um dos sistemas mais extraordinários e complexos do corpo e suas habilidades não devem ser subestimadas. Considere, por exemplo, que ele é capaz de produzir um milhão de "combatentes" específicos (chamados de anticorpos) em apenas um minuto e de reconhecer e desarmar um bilhão de invasores diferentes (chamados de antígenos). Com isso em mente, fortalecer o sistema imunológico durante os momentos de vulnerabilidade é um passo lógico.

A capacidade do sistema imunológico de reagir com rapidez e eficácia a um novo invasor pode fazer a diferença entre uma aflição relativamente pequena (que dura, digamos, 24 horas) e um problema estomacal debilitante que dura uma semana ou mais.

Como impulsionar seu sistema imunológico

Quando se trata de estimular o sistema imunológico, existem 4 elementos principais:

1. Sua dieta (incluindo suplementos ).
2. Digestão.
3. Exercício.
4. Seu estado de espírito.

Dieta de reforço imunológico

Seu sistema imunológico é totalmente dependente do combustível que você fornece para funcionar. Sem a ingestão correta de vitaminas, minerais e outros nutrientes para fazer seu trabalho, ele não funcionará perfeitamente.

Vitaminas

Algumas das vitaminas mais importantes para o funcionamento do sistema imunológico são as vitaminas A, B1, B2, B6, B12, ácido fólico, C e E. As deficiências dessas vitaminas suprimirão o sistema imunológico.

Minerais

Da mesma forma, quando se trata de minerais, as deficiências de ferro, zinco, magnésio e selênio também suprimem a imunidade.

A produção de anticorpos - tão crítica no combate a qualquer infecção - e a função das células T, depende da disponibilidade de vitamina B6 .

B6, zinco e ácido fólico são necessários para a rápida produção de novas células imunológicas para combater invasores.

Antioxidantes

Ao enquadrar uma dieta de aumento imunológico, também vale a pena incluindo ativamente altos níveis de antioxidantes , e particularmente a vitamina C .

A maioria dos invasores produz os perigosos produtos químicos oxidantes conhecidos como radicais livres para lutar contra as "guloseimas" do seu sistema imunológico. Nutrientes antioxidantes, como vitamina A, vitamina C e vitamina E, bem como zinco e selênio, desarmam esses produtos químicos prejudiciais, enfraquecendo assim os "vilões".

A vitamina A também apoia a integridade do trato digestivo, pulmões e todas as membranas celulares, ajudando a prevenir a entrada de agentes estranhos no corpo e a entrada de vírus nas células.

Probióticos

Os patógenos estão por toda parte e são inevitáveis, mas se você sucumbe a eles ou não é determinado (não apenas pela exposição), mas também pelo equilíbrio interno de bactérias. A razão para isso é que as bactérias benéficas (bactérias amigáveis ) consomem nutrientes que, de outra forma, alimentariam os bandidos, e também bloqueiam os locais receptores aos quais as bactérias nocivas precisam se agarrar para causar uma infecção. No entanto, uma das principais formas pelas quais os probióticos o protegem é que eles produzem substâncias (como ácido lático e peróxido de hidrogênio) que impedem o crescimento de bactérias nocivas. Os probióticos não apenas dificultam as bactérias patogênicas, como também estimulam ativamente o sistema imunológico, melhorando sua capacidade de combate.

Melhorando a digestão

Um dos principais pontos de entrada do corpo para invasores (como bactérias e vírus) é o trato digestivo . Dentro do trato digestivo está o tecido linfóide associado ao intestino (GALT), uma das partes mais importantes do sistema imunológico. Esse tecido é programado para permitir que partículas de alimento completamente digeridas passem pela parede intestinal para o corpo (como nutrientes), mas evita que os antígenos passem. Se o revestimento da parede intestinal ficar comprometido , como resultado (por exemplo) de um problema de saúde subjacente, como "intestino gotejante" ou intolerância alimentar, esses antígenos podem começar a passar. Em contraste, garantir que você tenha membranas mucosas fortes e saudáveis ​​no intestino é sua primeira linha de defesa contra invasores.

Exercício

Os exercícios podem ser uma ferramenta eficaz para fortalecer o sistema imunológico, mas é importante não treinar demais. Exercícios vigorosos podem, na verdade, ter o efeito de suprimir o sistema imunológico. Portanto, se você estiver se sentindo mal ou em um momento vulnerável, pode ser melhor optar por uma forma de exercício que seja calmante, em vez de estressante para o corpo. Bons exemplos são ioga ou t'ai chi. Este último demonstrou aumentar a contagem de células T (um dos tipos de células imunes do corpo) em 38% *.

O exercício também é uma ótima maneira de promover a drenagem linfática. Quando um invasor é identificado no corpo, novas "tropas" são produzidas na medula óssea e no timo e enviadas aos gânglios linfáticos (e em outros lugares, como o trato digestivo). Os vasos linfáticos drenam para os nódulos, trazendo invasores para serem destruídos. É por isso que os gânglios linfáticos ficam inchados durante uma infecção - isso mostra que eles estão fazendo seu trabalho! Mas, como o sistema linfático não tem bomba, ele depende do movimento muscular (como durante o exercício) para mover o fluido linfático.

Estado de espirito

Embora exercícios calmantes possam estimular o sistema imunológico e fortalecer o corpo e a mente, vários estudos descobriram que estados psicológicos baixos (como estresse, depressão e luto) têm o efeito oposto e deprimem ativamente o sistema imunológico. Aprender como controlar e lidar melhor com o estresse e relaxar são métodos eficazes para estimular o sistema imunológico. A meditação, por exemplo, demonstrou aumentar a contagem de células T *.

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