Latest posts

Popular posts

Chá vermelho: o que é, benefícios e como fazer

Posted in: Produtos
November 15th 2021
9 Views
Liked

Chá vermelho

O chá vermelho, também chamado de Pu Erh, é extraído da Camellia sinensis, mesma planta que também produz o chá verde, branco e o chá preto. No entanto o que faz a diferenciação deste chás para o vermelho, é o processo de fermentação. 

O chá vermelho é fermentado por microrganismo, como a bactéria Streptomyces cinereus cepa Y11 pelo período de 6 a 12 meses, sendo que em casos de chás de altíssima qualidade este período pode ser de até 10 anos. Esta fermentação a responsável pelo aumento das substâncias capazes de trazer benefícios ao corpo como, flavonoides, que têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e que ajudam na formação de hormônios essenciais para a saúde.

O chá vermelho é rico em antioxidantes e anti-inflamatórios naturais que diminuem a formação de radicais livres no corpo, ajuda a manter uma boa memoria e reduz os riscos de doenças cardíacas como, a aterosclerose e a isquemia.

Além de possuir GABA, que é um tipo de neurotransmissor responsável por regular o sistema nervoso central, e que também participa na formação de melatonina, o hormônio do sono, gerando a sensação relaxante e antiansiedade, e facilitando o processo de adormecer. Além disso, o GABA ainda tem ação, analgésica, antipirética e antialérgica.

Dessa forma, devido às diversas propriedades, o chá vermelho possui vários benefícios para a saúde, sendo os principais:

1. Melhora a saúde da pele  

O chá vermelho, por ser rico em flavonoides, que são antioxidantes e anti inflamatórios naturais, ajuda a reduzir as chances de câncer de pele por proteger a pele dos raios UV. Além disso, melhora o aspecto e retarda o aparecimento de rugas e flacidez, por possuir vitaminas C, B2 e E, responsáveis pela síntese de colágeno, que mantém a elasticidade da pele. 

2. Fortalece o sistema imune 

A propriedade antioxidante dos flavonoides pode auxiliar na formação dos principais componentes do sistema imune, as células T, que são as responsáveis por reconhecer e combater agente causadores de doença ao corpo.

3. Ajuda na redução do peso 

Por conter cafeína e catequinas, o chá vermelho pode ajudar a acelerar o metabolismo devido a seu efeito termogênico, o que aumenta a sensação de disposição para atividades físicas e ajuda a queimar a gordura durante os exercícios, pois o corpo irá gastar mais calorias do que o de costume. 

4. Calmante natural

Os polifenóis encontrados no chá vermelho, têm a capacidade de baixar os níveis de cortisol no sangue, conhecido como hormônio do estresse, trazendo a sensação de calma e bem estar para quem o consome. 

5. Ação antibacteriana e antiviral

O chá vermelho possui ação contras as bactérias que causam cáries dentárias por inibir as toxinas das bactérias Escherichia coliStreptococcus salivarius e Streptococcus mutans por possuírem uma substância chamada de galato de galocatequina (GCG).

Já a ação antiviral do chá vem dos flavonoides que estimulam a atividade as das células NK, que são células do sistema imune que protegem o corpo da ação dos vírus. 

Cuidados e contraindicações 

O chá vermelho é contraindicado para pessoas que fazem uso de anticoagulantes, vasoconstritores, hipertensos, gestantes e lactantes. Além disso pessoas com dificuldade de adormecer, devem evitar o consumo de chá vermelho, devido à presença de cafeína, especialmente nas 8 horas antes de dormir. 

Leave a comment

Log in to post comments

TOP